Alex Vieira – Quadrinhos, arte punk & psicodelia

alexbook_capa_total

“Um tijolo do mundo do Alex cai na nossa cabeça”, já alerta o artista Fabio Zimbres no prefácio do livro Alex Vieira: quadrinhos, arte punk & psicodelia. Com mais de 300 páginas, a publicação reúne quase uma década de produções do artista e editor da Revista Prego, Alex Vieira. Essa trajetória que reúne quadrinhos, desenhos, colagens e arte urbana começou no punk rock com cartazes de shows e capas de discos.

Alex conta que precisou fazer uma curadoria do próprio trabalho para compor o livro, “fui reunindo os materiais de forma natural e percebi que poderia dividi-los em sessões, que mesmo bastante diversas, também dialogam entre si”. Por fim, a obra tem 14 capítulos, começando por Lote 64 & Coletivo Embira, sua primeira exposição individual, que realizou durante uma residência artística na Galeria Homero Massena junto com o coletivo.

Também fazem parte os capítulos Cartazes, Capas de Discos, Colagem, Desenhos, Cadernos, Quadrinhos, Objetos e Arte de Rua. Todos eles com relatos em primeira pessoa sobre a relação de Alex com o conteúdo apresentado. A Revista Prego também ganhou destaque dentro do livro. A publicação já possui seis números lançados e é referência no mercado independente por apresentar novos e também veteranos artistas.

Muito do que se encontra nas páginas do livro já foi publicado em outras revistas, zines, exposições, mas conteúdos inéditos foram selecionados para a publicação. Páginas de cadernos engavetados e registros de arte de rua figuram entre as novidades apresentadas.

“É a primeira vez que tenho um lançamento só meu e consigo reunir e fazer um registro concreto do meu trabalho que estava disperso em diversos lugares”, diz Alex, muito orgulhoso da sua obra. Apesar de não estar em ordem cronológica, o livro conta a trajetória de Alex na arte até chegar aos quadrinhos e à publicação da Revista Prego. Tudo isso em material de alta qualidade e colorido, além de legendas em inglês para todos os textos para o livro circular mais facilmente pelo mundo, assim como a Revista Prego.

O responsável pelo prefácio é o artista gaúcho Fabio Zimbres, cujos desenhos influenciaram Alex Vieira desde muito cedo e fazem parte do seu universo criativo. Ele conta que os dois já se encontraram em diversas feiras de zines e costumam trocar quadrinhos. “O Zimbre para mim é um dos caras mais importantes na área de publicação independente. Numa época que não tinha internet, ele trazia para o Brasil quadrinhos que eram muito difíceis de chegar aqui”, diz Alex, que também considera uma honra ter um texto do artista no livro.

Há ainda a participação do músico Fabio Mozine, do selo Läjä Records. Ele também escreve no Quadrinhos, arte punk & psicodelia sobre a parceria estabelecida entre ele e Alex, que tocam juntos na banda Merda. “Mozine é parceiro de longa data, já fiz artes para a gravadora dele, além de sermos colegas de banda. Ele sempre me influenciou na área de distribuição, principalmente na música, mas também me levou para as artes gráficas. Ele e o Zimbre tem estilos bem diferentes, mas que também se encontram e se complementam”, explica Alex.

“Eu sempre quis fazer um lançamento meu porque na Prego eu lanço muitos artistas, mas tem revista que às vezes sai só uma página minha. Eu edito e faço toda a produção do lançamento, mas quase não lanço nada meu. Desta vez, finalmente, consegui finalizar uma obra só minha”, diz Alex.

Deixar um comentário