Sem açúcar, mas com afeto

Preview_padPequenos Afazeres Domésticos (Patuá – 2011) é um café da manhã com alguém querido, é um vinho solitário no fim da noite, é um jantar afetuoso com os amigos, mas pode ser também a louça suja que se acumula na pia, a mobília velha que range e a xícara preferida que se quebra sem querer.

A poeta Lilian Aquino encontrou sua poesia no dia a dia, no ambiente doméstico, nas pequenas coisas que se desdobram do convívio familiar, que quase nunca é fácil, mas sempre surpreendente.

Lilian faz poemas como quem faz café. Ela côa as palavras junto com a quantidade certa de pó e de açúcar e fica só com o mínimo necessário para compor seus versos. Essa simplicidade se mistura com o afeto e faz com que o leitor se sinta próximo do texto, como um amigo que presencia essas pequenas memórias, ora prazerosas, ora angustiantes.

Essas contradições são presentes em diversos poemas, em uma mesma página o leitor vai se confrontar com diferentes sensações, descritas com um ritmo bem peculiar da escritora.

Apesar do título, nem todas as situações se dão dentro de casa, em alguns versos pode se reconhecer a agitação da cidade, seus bares, suas ruas e as pessoas que ali passam e se esbarram e se amam, mas estão sempre só de passagem.

O fazer poesia de Lilian é simples, como o dos grandes poetas: admirar-se com óbvio, assustar-se com o comum e olhar para tudo como se fosse a primeira vez.

Pequenos afazeres domésticos

você lavava a louça
dedicando-se
de tempos em tempos
em tirar do ralo
a sujeira
olhava pra trás
me contando os dias
(muitos)

e com o olhar limpo
forjava algum
desinteresse
pelo tempo
mesmo que a água
em contato com
o alumínio soasse
como música

*

eu te achava lindo
nessa vontade
de esconder a dificuldade de
simplesmente
sentar
e
abraçar

1 Comentário

  1. 10 de junho de 2016 em 06:20 · Resposta

    Muito util esse site aqui. A coisa está impossível. Adorei esse filminho sobre como conseguir um dinheiro a mais fazendo videos no youtube. Quero que dê uma força para alguns individados por ai. https://www.youtube.com/playlist?list=PLEtEtE3JUy6-fiLp7YRidSEsN8saUQikY?sub_confirmation=1

Deixar um comentário